História do Marketing Digital

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História do Marketing Digital

Foi nos anos 90, que a internet passou por uma onda de crescimento.

Este período é o que nós chamamos de Web 1.0 — foi quando se tornaram acessíveis os primeiros motores de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação.

Foi na mesma época também o Google, bem como vários outros motores de busca, e o ICQ, por exemplo.

E é a partir daqui do nascimento da internet como conhecemos — e que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

Na época, a web era apenas para as pessoas e empresas mais mais informadas.

A rede foi-se massificando e as tecnologias foram ficando cada vez mais sofisticadas quese sem que nos percebêssemos.

Só para ter uma ideia em 1993,  a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões.

As empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse neste período.

O marketing oferece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital.

Conhece o conceito de 4 Ps do Marketing?

Também conhecido como Mix de Marketing, este conceito refere-se a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

  • Produto: O que você vende. Pode ser um bem físico, serviços, consultoria, etc.
  • Preço: quanto você cobra e como isso afeta a forma como seus clientes veem sua marca?
  • Local : Onde promove seu produto ou serviço? Onde seus clientes ideais vão para encontrar informações sobre o seu setor?
  • Promoção : Como é que os seus clientes o descobrem ? Que estratégias usa e faz a medição da eficacia?

Com o tempo,  e a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de people — Pessoas.

Nesse contexto as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público no momento de criar campanhas, entendendo que essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto e o que o envolve, mas também pelas marcas.

O processo continuou a evoluir e chegam então os 8 Ps do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos:

  • Processos;
  • Posicionamento;
  • Performance.

Eles passaram a ser determinantes para identificar as ações de sucesso no Marketing.

Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica e escalável, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas. Vamos explicar mais adiante com detalhes como isso funciona.

O Marketing Digital é um universo com seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos explicar cada um desses principais conceitos.

Persona
Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal.

Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead
As Leads são oportunidades de negócio.

São contatos que através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

O Funil de Vendas, ou Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são:

  • cadastro de clientes,
  • registo de informações,
  • preferências
  • últimos contatos realizados com a sua empresa
  • controle
  • follow-ups

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